Lembro de quando os celulares eram usados quase que exclusivamente para fazer ligações e quando muito para enviar um SMS, o que aliás, hoje tem gente que não sabe nem o que é isso, e a dificuldade que era, afinal usávamos o teclado numérico para gerar palavras. Nesse tempo, se você não recebesse ou fizesse muitas ligações, poderia ficar até uma semana sem carregar a bateria.
Da mesma forma se passa conosco. A algumas décadas atrás, a expectativa de um jovem era de concluir o ensino médio, chamado na época de colegial, e arrumar um emprego, onde geralmente ficaria por anos ou décadas, arrumar um casamento, ter filhos e viver até que viesse a aposentadoria. A vida era mais simples, mas também cobrava menos. Alguns tinham a aspiração de fazer um curso superior, mas realmente não era para todos.
Hoje, a exemplo dos novos smartphones, com um leque de possibilidade muito maior, uma criança que nem chegou na adolescência já tem que se preocupar com as pressões imposta pelo mundo moderno e globalizado, tendo que estudar outras línguas, fazer cursos e mais cursos, e se preparar para um mercado de trabalho muito disputado.
Isso tudo descarrega nossas baterias mais rápido, e muitas vezes não temos tempo para recarrega-las.
Se talvez pudéssemos usar um carregador turbo, daqueles que carregam a bateria quase que instantaneamente, qual o paralelo que poderíamos traçar para ilustrar esse carregador?
Para alguns, se fosse possível sentar alguns segundos fisicamente com Deus e ouvir seus conselhos e encorajamentos, isso com certeza, os recarregaria totalmente, mas não como isso não é possível, poderíamos dizer que existe outros vários postos de recarga. É uma recarga lenta, na verdade, mas eficiente.
Nossas baterias se descarregam quando perdemos a confiança, cansamos das lutas e decepções, temos problema de autoestima, ficamos sem esperança, enfim, ficamos sufocados pelas pressões do mundo.
É aí que entra a interação com outras pessoas, especialmente as amizades, onde podemos dar boas risadas, nos sentirmos valorizados, nutrirmos esperança e encontramos força para suportar a pressão.
O poder da amizade é imensurável. Algumas risadas e palavras, ainda que não com esse objetivo, podem nos motivar para a vida, e nos dar força para resistirmos bravamente às lutas, e recompor para as nossas baterias para retomarmos a caminhada. Por isso a carga é lenta, para que possamos multiplicar cada vez mais nossa rede de amizades, e entre elas encontrar algumas que são realmente especiais, que tem o poder de gerar um carregamento muito rápido e intenso.
Mesmo aquelas pessoas que estão marcadas negativamente em sua vida, se você honestamente fizer uma reflexão, vai ver que em algum momento essa pessoa contribuiu para restituir suas forças.
Então se você tem um amigo, tente ser especial para ele, levando bons conselhos, encorajamento e oferecendo um ombro amigo, sabendo que ele sofre os mesmos problemas que você. Essa é uma ótima terapia
Comments